
DEIXEM-ME ARRISCAR
Correr, trepar, lutar, cair!
Tudo isto e muito mais faz parte de uma infância saudável. Brincar com ferramentas e espadas, experimentar o fogo e correntes de água, subir a árvores e correr a grande velocidade, são brincadeiras para as quais as crianças estão biologicamente desenhadas.
Este é o livro que o vai ajudar a compreender a importância de deixar os seus filhos correrem riscos saudáveis na brincadeira e como os acompanhar de forma consciente e respeitadora da criança nesse processo.

O vídeo de apresentação de DEIXEM-ME ARRISCAR
As crianças procuram naturalmente correr alguns riscos na brincadeira e esse é um comportamento inato de preparação para a gestão saudável das mais variadas situações de risco, quer na infância quer na vida adulta. É também através da brincadeira de risco que as crianças desenvolvem competências físicas, emocionais, e sociais fundamentais.
Infelizmente, as crianças veem-se cada vez mais limitadas neste tipo de brincadeiras e impedidas de correrem riscos saudáveis e isso poderá ter consequências no seu desenvolvimento.
Realização do vídeo: Hugo Barbosa, A Película Aderente
DEIXEM-ME ARRISCAR é um guia de compreensão da brincadeira de risco e do seu acompanhamento consciente pelo adulto. Neste livro, poderá encontrar resposta a diversas questões fundamentais, tais como:
"Porque é que as crianças precisam de poder correr e cair?
"Brincar às lutas é saudável ou um incentivo à violência?"
"Como gerir o medo que o meu filho se magoe?"
"Não será falta de educação deixá-los subir a rampa do escorrega?"
"Como posso acompanhar o meu filho na utilização de facas?"
“Como lidar com outros cuidadores que não partilham da mesma visão sobre a brincadeira de risco?"

Neste livro vai poder ler sobre...
-
Quais os estadios da brincadeira livre
-
O que é a brincadeira de risco e que competências desenvolve
-
Quais as categorias da brincadeira de risco, como se manifestam e para que servem
-
Quais fatores de decréscimo da brincadeira de risco
-
Qual o papel do cuidador na brincadeira livre e na brincadeira de risco
-
O perigo dos avisos vazios e o que dizer em substituição
-
Passo a passo de como acompanhar a brincadeira de risco
-
Como mediar conflitos entre crianças na brincadeira de risco
-
Como gerir o medo parental/do cuidador
-
Que limites serão importantes
-
Como ajudar crianças que arriscam de mais ou de menos
-
Estratégias para lidar com cuidadores com opiniões divergentes
E muito mais…
Numa linguagem simples, que conjuga a fundamentação científica com as suas experiências de mãe e memórias de infância, a autora conduz-nos numa imersão sobre a brincadeira de risco e do seu acompanhamento consciente, possibilitando assim a preparação do adulto para acompanhar a criança.
Mais de 200 páginas, com fotografias reais e ilustrativas, caixas destaque e dicas.
Mais de 100 referências bibliográficas, de base científica ou técnica.

Acompanhe as partilhas sobre este livro e brincadeira de risco seguindo a hashtag #deixemmearriscar no Instagram. Faça as suas partilhas também!

CATARINA BEATO
autora
«A Joana é um manifesto de qualidade de vida. Diria mesmo que todos os pais deviam conhecer a Joana antes de criarem um filho. É sinónimo de crianças autónomas, respeitadas e livres. É exatamente tudo isso para os pais destas crianças e para os adultos que estas crianças serão.»

LAURA SANCHES
psicóloga clínica e autora
«A Joana tem uma escrita cheia de amor e compreensão daquilo de que uma criança precisa. As suas partilhas sobre a brincadeira e o risco são uma grande inspiração para educar crianças confiantes e felizes.»

JÚLIA BELARD
atriz
«A obra da Joana é uma fonte de inspiração e de autoconfiança para os pais e marca o início de um caminho a percorrer por crianças mais livres e felizes. Ao desmistificar uma série de ideias pré-concebidas e ultrapassadas, abre uma via de liberdade, de compreensão e de amor. Obrigada Joana por mudares a nossa vida.»