A receita de hoje é mais uma dedicada aos "snack lovers", como eu...
Estas barritas são ideais para o pós-treino pois fornecem uma boa quantidade de proteína, necessária à reparar de micro-lesões musculares que ocorrem durante o treino, e fornecem também uma boa quanidade de hidratos de carbono, necessários para repor as reservas consumidas durante o treino.
O ideal será demolharem e cozerem o vosso próprio grão em casa para melhor conservar todos os seus nutrientes. Se utilizarem grão em lata, procurem marcas que não adicionem conservantes e que sejam baixas em sódio.
Estas barritas são deliciosas e parecem quase uma sobremesa. Parecem-se com um fudge de amendoim com um toque de caramelo graças às tâmaras e um traço muito subtil do grão.
Conservem-nas no congelador para durarem mais tempo. Para servir, basta retirá-las do congelador e deixá-las à temperatura ambiente durante alguns minutos.
Barritas Proteicas de Grão & Amendoim
Serve: 10 barritas Tempo de Preparação: 5 minutos Tempo de Cozedura: 0 (se usarem grão em lata) ou 25 minutos se cozerem o grão na panela de pressão Dificuldade: Fácil Custo: 3,40 € Informação Nutricional (por barrita): 107 Kcal, 4 g proteína, 16 g hidratos de carbono, 4 g lípidos
Idade: +5 anos
Ingredientes:
1 + 1/4 chávenas de Grão* cozido (260 g, ou uma lata pequena)
1/2 chávena de Tâmaras (100 g)
1/4 chávena de Amendoins Torrados (40 g)
1/4 chávena de Sementes de Cânhamo (30 g)
2 colheres de sopa de Passas (15 g, opcional)
As sementes de 1/2 Vagem de Baunilha (pode ser também baunilha em pó ou extrato ou essencia)
*Para cozer o grão em casa, devem demolhá-lo em água durante cerca de 12 horas e cozê-lo durante 25-30 minutos na panela de pressão ou 45-50 minutos numa panela normal.
Método de Preparação:
1. Colocar o grão bem escorrido no processador juntamente com as tâmaras descaroçadas e processar até formar uma pasta homogénea.
2. Adicionar os amendoins e pulsar algumas vezes para reduzir os amendoins a pedaços e incorporá-los na pasta de grão e tâmaras.
3. Adicionar as sementes de cânhamo, as passas e a baunilha e voltar a pulsar para incorporar.
4. Transferir a pasta para um recipiente quandrado ou rectangular forrado com papel vegetal. Compactar e alisar a superfície com a ajuda de uma espátula. Decorar a superfície com mais amendoins, passas e sementes de cânhamo.
5. Tapar a superfície com papel vegetal para evitar a formação de cristais e colocar no congelador durante cerca de duas horas para ficar firme. Retirar do congelador e cortar as barritas com uma faca. Servir. Manter no congelador.
Espero que gostem destas barritas proteicas. Existem mais receitas de barritas proteicas no blog, se estiverem interessados.
Comments