Esta receita já é habitual cá em casa e já era altura de a partilhar convosco.
Enquanto a preparava no outro dia para a fotografar para vocês o meu cérebro começou a navegar pelas malhas do tempo e tentei lembrar-me da primeira vez que provei caril. Penso que não tenha sido antes dos tempos de faculdade, na cantina macrobiótica da Universidade de Lisboa.
Isto porque a minha mãe detesta caril e nunca tivemos caril lá em casa.
E estas memórias levaram-me a uma constatação, agora enquanto mãe.
Nunca comemos caril lá em casa e eu adoro caril. Da mesma forma que os meus pais nunca me incentivaram a fazer desporto e eu adoro fazer desporto. Da mesma forma que eu cresci rodeada de gente no restaurante dos meus pais, o que me deveria ter deixado à vontade em público, mas em vez disso eu sinto-me muito desconfortável em público...
Das duas uma: ou eu fui uma miúda muito teimosa e "do contra", ou tudo aquilo que os pais nos mostram na nossa infância e adolescência tanto pode ter muito impacto naquilo em que nos tornamos como pode não ter nenhum...
Talvez seja uma combinação de ambos.
E isto levou-me a uma conclusão que pode ter tanto de certo como de errado: eu posso mostrar ao meu filho aquele que acredito ser o melhor caminho (e vou fazê-lo de certeza) mas o impacto que isso terá na sua vida futura fica entregue às estrelas...
Caril de Lentilhas e Beringela
Serve: 4 pessoas
Tempo de Preparação: 5 minutos + 3 horas para demolhar as lentilhas
Tempo de Cozedura: 25 minutos
Dificuldade: Fácil
Custo: 6,15 €
Informação Nutricional (por pessoa): 434 Kcal, 21 g proteína, 49 g hidratos de carbono, 13 g lípidos, 14 g fibra
Ingredientes:
300 g de Lentilhas Castanhas, demolhadas em água durante 3 horas
1 Beringela
2 Cenouras médias
2 mãos cheias de Espinafres
1 Cebola média
2 dentes de Alho
1 pedaço de Gengibre fresco (~1cm)
1 lata 400 ml de Leite de Côco
1 colher de sopa de Caril em pó
1/2 colher de sopa de Garam Massala* (opcional)
1/2 colher de sopa de Açafrão
1 colher de chá de Paprica
1 pitada de Flor de Sal, a gosto (opcional)
1 mão cheia de Coentros frescos picados
1 colher de sopa de Óleo de Côco (uso este)**
*O Garam Massala é uma mistura de cominhos, coentros em pó, canela, cravinho, gengibre, louro, pimentas, noz moscada e cardamomo, à venda em mercearias.
**podem usufruir de 15 % de desconto na compra deste ou qualquer outro produto da EU Nutrition com o meu código promocional EUNATURAL15
Método de Preparação:
1. Picar finamente a cebola, o alho e o gengibre. Colocar a cebola e o gengibre picados num tacho juntamente com o óleo de côco e deixar cozinhar em lume médio até a cebola ficar dourada.
2. Adicionar o alho picado e cozinhar por mais 2 minutos.
3. Baixar o lume e adicionar o caril, o Garam Massala, o açafrão e a paprica e cozinhar por 1 minuto, mexendo sempre.
4. Adicionar a beringela aos cubos grandes e a cenoura cortada em rodelas. Mexer para envolver nas especiarias. Adicionar o leite de côco e cerca de 300 ml de água. Deixar levantar fervura.
5. Quando levantar fervura adicionar as lentilhas demolhadas e escorridas. Deixar cozinhar até as lentilhas ficarem tenras (cerca de 15 minutos).
6. Temperar a gosto com flor de sal e guarnecer com coentros frescos picados. Servir acompanhado de arroz basmati, por exemplo, de preferência integral.
Bom apetite!
Comentarios