Leite Creme...uma das minhas sobremesas preferidas de sempre...
Hoje trago-vos uma reinvenção do leite creme tradicional que não lhe fica nada atrás no sabor e na textura. É doce, cremoso, aveludado, aromático, mesmo bom...
O leite de côco serve de base e engrossa ao lume sem que seja necessário adicionar espessantes. Outras bebibas vegetais também funcionarão mas vão precisar de adicionar um espessante, como a farinha de milho por exemplo.
O abacate dá-lhe uma cremosidade única e é quase impercétivel no sabor. E a cor fica um encanto...
Açúcar queimado pode não ser a iguaria mais saudável ao cimo da Terra e é totalmente opcional. Podem optar por decorar o leite creme com cacau, canela, côco ralado, etc. Mas para recrear a receita tradicional e surpreender na vossa ceia, recomendo mesmo que o façam pois dá aquele toque único do leite creme.
Estou a adorar estes preparativos para o Natal...
Leite Creme de Abacate
Serve: 4 doses Tempo de Preparação: 5 minutos Tempo de Cozedura: 20 minutos Custo: 3,50 € Informação Nutricional (por dose): 372,5 Kcal, 2,6 g proteína, 34 g hidratos de carbono, 27,5 g lípidos
Idade: +12 meses
Ingredientes:
1 Abacate grade maduro
1 lata de Leite de Côco (400 ml)
1/4-1/3 chávena de Geleia de Agave (ou outro adoçante natural)
1/2 Vagem de Baunilha (ou essência, extrato ou baunilha em pó)
2 cascas de Limão (de preferência de agricultura biológica)
1-2 colheres de sopa de Açúcar de Côco (ou outro açúcar não refinado, para queimar à superfície, opcional)
Método de Preparação:
1. Misturar o leite de côco e a geleia de agave num pequeno tacho, adicionar as cascas de limão e levar ao lume médio. Depois de começar a ferver reduzir o lume para lume baixo e deixar engrossar, mexendo ocasionalmente, até ficar com uma consistência parecida a leite condensado (cerca de 15-20 minutos).
2. Quando a mistura estiver espessado e com um tom amarelado, retirar do lume e adicionar o interior de meia vagem de baunilha e mexer.
3. Colocar o interior do abacate no processador juntamente com a mistura anterior. Processar até ficar cremoso e homogéneo.
4. Transferir a mistura para um recipiente de servir ou para taças individuais e levar ao frio durante cerca de 1 hora para espessar mais um pouco.
5. Na hora de servir, polvilhar o açúcar de côco à superfície e caramelizar com um maçarico de cozinha ou com um queimador de ferro. Desfrutar.
Espero que gostem desta sobremesa! Tenho a certeza que vai ser um sucesso na vossa ceia de Natal!
Comments