Oh Páscoa, Páscoa, Páscoa...
Ainda bem que esta é a tua época e eu tenho desculpa para me divertir na cozinha a preparar coisas deliciosas...
Ontem tivemos amêndoas, hoje temos ovinhos de chocolate. Mas estes não são uns ovinhos quaisquer! São crús, saudáveis q.b., feitos apenas com 5 ingredientes e tãooooo booons...
Olhando para esta lista de ingredientes, pode parecer-vos impossível fazer ovos da Páscoa a partir daqui. Mas é!
Estes são sem dúvidas o meu tipo de receita preferido. Poucos ingredientes, pouco processamento, pouco tempo ao fogão...Perfeito!
Aproveito para vos mostrar a minha forma preferida de utilizar baunilha. Existem várias opções (essência, extrato, em pó e outras quantas formas que deixam de ser baunilha para ser outra coisa qualquer...). A minha preferida é sem dúvida remover as sementes da vagem e dispersá-las diretamente no que estiver a preparar. O aroma que deixam não tem comparação...
Moldar os ovos é a parte em que poderão mostrar os vossos dotes manuais. Os meus poderiam ter ficado melhores. Mas sabem como é, muita pressa em obter (e trincar) o resultado final dá nisto: uns ovinhos meio marrecos...Não me levam a mal, pois não?
E do recheio passamos à cobertura. Fiz o processo em duas vezes para tornar a cobertura ainda mais espessa e estaladiça.
E o segredo (se é que há algum) está no cacau. É puro (100 % cacau), crú e bio. Uma iguaria dos deuses...
A tradição manda esconder os ovinhos da Páscoa para as crianças procurarem, certo? Eu já vos digo onde os vou esconder...
Ovos da Páscoa Recheados (Vegan, Crús)
Serve: 9 ovinhos
Tempo de Preparação: 10 minutos + 1 h refrigeração
Dificuldade: Fácil
Custo: 2,85 €
Informação Nutricional (por unidade): 122 Kcal, 2,2 g proteína, 8,4 g hidratos de carbono, 9,4 g lípidos
Ingredientes: Para o recheio: 2/3 chávena de Cajús crús (95 g), demolhados em água durante 2-3 horas 1 colher de sopa de Óleo de Côco (15 ml), derretido em banho-maria suave 1 colher de sopa de Geleia de Agave As sementes de ¼ Vagem Baunilha (ou essência ou extrato de baunilha)
Para a cobertura de chocolate: 2 colheres de sopa de Cacau Puro Crú em Pó BIO 1 colher de sopa de Óleo de Côco 1 colher de sopa de Geleia de Agave
Método de Preparação:
1. Colocar os cajús numa tigela e cobrir com água. Deixar de molho durante pelo menos 2-3 horas.
2. Escorrer os cajús demolhados e colocá-los no processador, juntamente com os restantes ingredientes para o recheio. Processar durante alguns minutos até formar um creme espesso. Colocar no congelador durante cerca de 10 minutos para espessar e tornar-se mais fácil de moldar.
3. Preparar um pequeno tabuleiro forrado com papel vegetal. Reservar.
4. Retirar a massa de caju do congelador e utilizar duas colheres de chá para formar pequenas quenelles de massa. Dar pequenos toques com a ponta dos dedos para dar a forma de ovo às quenelles. Colocar no tabuleiro forrado. Espetar palitos de madeira na base dos ovos e levar ao congelador durante cerca de 15-20 minutos ou até ficarem bem firmes.
5. Entretanto, preparar a cobertura de chocolate começando por derreter o óleo de côco em banho-maria suave.
6. Quando o óleo estiver derretido, adicionar o agave e o cacau puro e mexer bem para dissolver, formando um molho de chocolate. Retirar o banho-maria do lume mas manter o chocolate sobre este para evitar que solidifique.
7. Retirar os ovinhos do congelador e, pegando em cada um pelo palito, mergulhá-los totalmente no molho de chocolate. 8. Deixar escorrer o excesso e coloca-los novamente no tabuleiro e no congelador para solidificar o chocolate (cerca de 15-20 minutos). Se sobrar chocolate, este processo poderá ser repetido depois da primeira camada solidificar, para tornar a cobertura de chocolate mais espessa.
9. Para servir, retirar os ovinhos do congelador, remover cuidadosamente os palitos de madeira e deixar equilibrar à temperatura ambiente. Conservar os restantes no frigorífico ou congelador.
Espero que gostem desta receita. Quem gosta de ovinhos de chocolate? Comentem em baixo!
Uma delícia!😋 Muito Obrigado!