Panquecas de Aveia, Batata Doce e Cacau
- Just Natural Please
- 24 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
Olá amigos!
Será possível que o mês de fevereiro seja o mês mais curto do ano mas me pareça sempre o mais longo?
Há dias completei um ano desde que tomei a decisão de mudar de vida, de deixar o meu trabalho como investigadora post-doc na Universidade do Texas em Austin, de deixar para trás o que já não me fazia feliz, de regressar a Portugal e tentar redescobrir algo que me preenchesse a alma e estivesse em sintonia com a minha consciência.
Por isso estes últimos dias têm sido de reflexão. Será que tomei a decisão certa?

Não sei como seria a minha vida se não tivesse tomado esta decisão há um ano atrás. Mas sei como foi neste último ano. Foi perfeito? Não! Nunca será...
Mas uma coisa é certa, foi um ano de muito crescimento pessoal, de muita resiliência, de muita paz de espírito, de muita tranquilidade, de muito aconchego do meu lar, da minha família e dos meus amigos.
E isso, não há dinheiro ou currículo ou emprego prestigioso que pague.

O mês de fevereiro parece-me sempre um mês sombrio, desconcertante, desarmante. Não sei bem explicar porque me sinto assim durante este mês. Talvez porque esteja um pouco farta do inverno, do frio e da chuva e tenha muitas saudades do verão e da sua fruta doce e sumarenta. Ou então, talvez seja algo na atmosfera ou nos astros que me faça andar mais introspetiva.

Seja porque for, é bom saber que o sombrio mês de fevereiro me tem trazindo alguma lucidez e capacidade de reflexão e de tomar decisões. E também uma vontade enorme de comer panquecas...

Afinal, fevereiro não é assim tão mau...

Panquecas de Aveia, Batata Doce e Cacau
Serve: 10 panquecas
Tempo de Preparação: 5 minutos
Tempo de Cozedura: 5 minutos por panqueca
Dificuldade: Fácil
Custo: 2,80 €
Informação Nutricional (por panqueca): 100,5 Kcal, 3,3 g proteína, 17,0 g hidratos de carbono, 1,3 g lípidos
Ingredientes:
1 chávena bem cheia de Flocos de Aveia Prensados BIO ou Flocos de Aveia Finos BIO Sem Glúten (115 g)
1 + 1/2 chávenas de Leite Vegetal (utilizei de Aveia) (375 ml)
2 Batatas Doces pequenas (320 g com casca, 250 g sem casca)
2 colheres de sopa de Cacau Puro Cru em Pó BIO
2 colheres de sopa de Geleia de Agave (ou outro adoçante natural)
1 colher de chá de Fermento
As sementes de 1/4 Vagem de Baunilha (opcional)
1 pitada de Flor de Sal (opcional)
Toppings:
2 Kiwis
1 Iogurte Vegetal, de preferência sem açúcar (utilizei natural de soja) (opcional)
2 colheres de sopa de Just GRANOLA - Spirulina & Côco
Método de Preparação:
1. Descascar a batata doce e cortá-la em pedaços grosseiros. Cozer a vapor até ficar tenra (cerrca de 10 minutos). Alternativamente, cozer a batata doce em água, assar no forno ou no microondas.
2. Colocar os flocos de aveia no processador ou moinho de café e processar até formar uma farinha fina. Transferir para uma tigela grande.
3. Adicionar o fermento à farinha e mexer para misturar.
4. Colocar cerca de 1/2 chávena de leite vegetal no processador e adicionar a batata doce cozida. Processar até formar um creme homogéneo.
5. Adicionar o cacau em pó, as sementes de baunilha e um pouco mais de leite vegetal e pulsar para incorporar. Transferir para a tigela contendo a farinha.
6. Adicionar o restante leite vegetal e mexer tudo formando uma massa cremosa.
7. Colocar uma frigideira antiaderente em lume baixo e quando estiver bem quente adicionar duas colheres de sopa bem cheias de massa. Espalhar em círculo com as costas da colher e deixar cozinhar durante cerca de 2-3 minuto, até ser possível virar a panqueca. Com a ajuda de uma espátula virar a panqueca e cozinhar o outro lado durante cerca de 2-3 minutos. Repetir o processo com a restante massa.
8. Para servir como na foto, colocar uma panqueca num prato e decorar com rodelas de kiwi e um pouco de iogurte vegetal. Colocar outra panqueca por cima e repetir o processo até ter 4 panquecas em torre. Terminar com rodelas de kiwi, iogurte vegetal e Just GRANOLA - Spirulina & Côco no topo. Servir e desfrutar.
Espero que gostem desta receita. Quem tem saudades do verão? Comentem em baixo!
Comments