Ser vegan pode ser tão fácil ou tão difícil como o quiserem tornar. Pensar que ser vegan é viver em constante privação e agonia por não se poder comer uma série de coisas a que a maioria está habituada é uma ilusão.
Por um lado, existe um sem fim de frutas, vegetais, legumes, sementes, etc, por explorar. Por outro lado, uma vez que a alimentação saudável é amiga da criatividade, existe uma versão vegan para tudo o que vos possa vir à cabeça. Se pensarem num prato e fizerem uma pesquisa na internet, tenho a certeza que vão encontrar uma versão vegan.
E porque os vegans também gostam de comida reconfortante, hoje trago-vos umas Panquecas de Banana com Caramelo de Tâmaras, numa versão sem glúten e sem açúcar. É prazer sem pecado...
A lista de ingredientes é muito simples. A aveia pode ser substituída por outra farinha que prefiram e o Caramelo de Tâmaras pode ser trocado por outro adoçante líquido, como xarope de agave ou de ácer.
O Caramelo de Tâmaras é feito apenas com tâmaras, água e uma pitada de baunilha em pó. É tão doce que até faz confusão como é que pode ser feito apenas de fruta...
Estas panquecas fazem um pequeno almoço ou lanche de rei. As opções para toppings são muitas e nada pode correr mal aqui...
Panquecas de Banana com Caramelo de Tâmaras
Serve: 6 panquecas
Tempo de Preparação: 5 minutos
Tempo de Cozedura: 4 minutos/panqueca
Dificuldade: Fácil
Ingredientes:
Para as Panquecas:
1 chávena de Aveia (sem glúten) (100 g)
1 Banana madura (100 g)
2 "ovos" de Linhaça (2 colheres de sopa de linhaça moída + 6 colheres de sopa de água)
1/2 chávena de Leite de Amêndoas (125 ml)
1/2 colher de chá de Canela em pó
1/2 colher de chá de Baunilha em pó
1 colher de chá de Fermento (sem glúten)
1 colher de sopa de Caramelo de Tâmaras
Para o Caramelo de Tâmaras:
6 Tâmaras Medjool
1/3 chávena de Água (80 ml)
1/4 colher de chá de Baunilha em pó
Método de Preparação:
Para o Caramelo de Tâmaras:
1. Retirar o caroço das tâmaras e colocá-las no processador. Adicionar a água e a baunilha e processar até ficar um creme homogéneo (aproximadamente 3 minutos). A quantidade de água pode ser ajustada conforme a textura pretendida.
Para as Panquecas:
1. Colocar a linhaça moída numa tigela juntamente com a água. Mexer e deixar espessar durante 15 minutos.
2. Colocar a banana, o leite de amêndoa e 1 colher de sopa de caramelo de tâmaras no processador e processar até ficar homogéneo. Transferir para uma tigela.
3. Adicionar a linhaça espessada à massa e mexer para incorporar.
4. Limpar o processador e colocar a aveia no seu interior. Processar até formar uma farinha (aproximadamente 2 minutos).
5. Adicionar o fermento, a baunilha em pó e a canela e pulsar para incorporar.
6. Adicionar a mistura seca à mistura líquida e mexer.
7. Colocar um pouco de óleo de côco numa frigideira anti-aderente sobre lume médio-baixo. Quando o óleo estiver quente, adicionar 1/2 concha de massa à frigideira e espalhar com o fundo da concha de forma a formar uma panqueca circular com cerca de 1/2-1 cm de espessura. Deixar fritar até ficar com os bordos dourados (cerca de 2 minutos). Virar a panqueca e deixar fritar por mais 2 minutos.
8. Repetir o processor com a restante massa, adicionando um pouco mais de óleo de côco entre cada panqueca.
9. Para servir, barrar as panquecas com Caramelo de Tâmaras e empilhá-las numa torre. Guarnecer com rodelas de banana, côco ralado e pepitas de cacau crú.
Espero que gostem desta receita. Qual é a vossa comida reconfortante preferida? Partilhem connosco!
Comments