A receita de hoje é um paté muito fácil de preparar, sem gordura adicionada, muito baixo em calorias mas cheio de nutrientes e sabor!
Serve bem com pão, tostas, tortilhas de milho, sticks de cenoura ou aipo ou mesmo como molho para pratos de massa, arroz ou o que vos apetecer...
A malagueta é totalmente opcional. Com ou sem o toque picante, este paté fica uma delícia.
Esta receita é ideal para prepararem quando recebem convidados em casa ou quando não vos apetece passar muito tempo na cozinha. Só precisam de atirar os vegetais para o forno para assar e ficam com 40 minutos livres.
Só precisam de voltar à cozinha a meio para dar uma mexidela nos vegetais, e depois no final de estarem assados para os triturar até obter a consistência desejada. E depois é só barrar ou mergulhar, morder e partilhar!
Paté de Beringela e Pimento Assados
Serve: 2 taças
Tempo de Preparação: 5 minutos
Tempo de Cozedura: 40 minutos
Dificuldade: Fácil
Custo: 1,70 €
Informação Nutricional (por 1/4 chávena): 33 Kcal, 1 g proteína, 8 g hidratos de carbono, 0,3 g lípidos
Ingredientes:
1 Beringela
1 Pimento Vermelho
1 Cebola (usei branca mas pode ser roxa)
3 dentes de Alho
Sumo de 1/2 Limão
1 Malagueta Vermelha (opcional e ajustável)
1 colher de chá de Cuminhos ou Garam Massala
1/2 colher de Paprika
Coentros Frescos Picados, a gosto
1 pitada de Flor de Sal (opcional)
Método de Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 200 ºC.
2. Cortar a beringela, o pimento e a cebola aos cubos grosseiros e colocar num tabuleiro de ir ao forno.
3. Esmagar ligeiramente os dentes de alho precionando com uma faca e adicionar ao tabuleiro. Regar com o sumo de limão e levar ao forno durante cerca de 40 minutos, mexendo a meio.
4. Quando os vegetais estiverem bem assados retirar do forno e deixar arrefecer um pouco (10 minutos).
5. Transferir os vegetais assados para o processador e processar até obter a textura desejada. Poderão processar mais tempo para uma textura cremosa ou pulsar apenas para ficar um paté com pedaços. Também podem passar com a varinha mágica.
6. Adicionar as especiarias, os coentros picados (reservar alguns para decorar) e a flor de sal, se desejado, e pulsar para incorporar.
7. Transferir para uma tigela e salpicar com mais coentros frescos picados e uma pitada de paprica se desejado. Servir com pão, tostas, tortilhas de milho, ou mesmo vegetais (rodelas de pepino, tiras de pimento, sticks de cenuoura ou aipo, etc).
Comments