Eu e o João somos viciados em cinema. É um dos nossos hobbies preferidos e é rara a semana em que não vamos ou que não façamos uma "maratona" de filmes cá em casa.
E com cinema vêm as...pipocas!
Infelizmente as pipocas do cinema são feitas com gordura animal e com toneladas de açúcar e por isso já não fazem parte do meu ritual cinematográfico...
Quando descobri que as pipocas do cinema são feitas com gordura animal fiquei desiludida por um lado mas também aliviada por outro. Finalmente tinha um motivo suficientemente forte para as deixar de comer definitivamente (há muito que as queria deixar de comer e já tinha tentado anteriormente mas o motivo "saúde" geralmente não é suficiente pois é fácil cair em tentação e abrir uma excepção aqui e ali). Mas para mim, a imagem de animais em sofrimento para que eu possa ter uns momentos de prazer é um cartão vermelho muito eficaz.
Fiquei aliviada porque sempre que havia noite de cinema, havia um grande balde de pipocas e uma manhã de "ressaca" do açúcar...Juro-vos que nas manhãs seguintes "cinema + pipocas" acordava completamente de rastos, sem energia, indisposta e com um grande sentimento de culpa por ter mais uma vez cedido à tentação...
No início sentia imensa falta das pipocas no cinema, sobretudo porque o João continua a comê-las (não o consegui demover ainda...) e o cheiro é magnético. Mas depressa descobri outras coisas interessantes para morder no cinema (amendoins, tâmaras, figos secos, tremoços, uvas, morangos, etc) e talvez passe a levar as minhas próprias pipocas para o cinema. Estas não causam "ressaca" e são para mim ainda mais deliciosas que as do cinema...
Pipocas Saudáveis de Caramelo
Serve: 6 chávenas
Tempo de Preparação: 3 minutos
Tempo de Cozedura: 5 minutos fogão + 5 minutos forno (opcional)
Dificuldade: Fácil
Ingredientes:
1/3 chávena de Milho para Pipocas (65 g)
1 colher de sopa de óleo de côco (medido sólido)
3 colheres de sopa de Caramelo de Tâmaras
Para o Caramelo de Tâmaras:
6 Tâmaras Medjool (110 g)
1/3 chávena de Água (80 ml)
As sementes de 1/2 Vagem de Baunilha (opcional)
Método de Preparação:
Para fazer o Caramelo de Tâmaras:
1. Colocar as tâmaras descaroçadas no processador juntamente com a água e processar até formar uma pasta homogéneas (aproximadamente 3 minutos).
2. Adicionar a baunilha e pulsar para incorporar.
Para fazer as pipocas:
1. Colocar o óleo de côco num tacho médio e aquecer em lume médio.
2. Quando o óleo tiver derretido adicionar o milho e tapar o tacho. Agitar o tacho para envolver o milho no óleo de côco. O milho deverá começar a eclodir dentro de 1 minuto, aproximadamente.
3. Continuar a agitar o tacho ocasionalmente e, quando todas as pipocas tiverem eclodido (quando o som deixar de se ouvir ou se tornar menos frequente, após cerca de 3 minutos), retirar do lume e transferir as pipocas para uma tigela grande. É normal que fiquem alguns milhos por eclodir e é importante mexer frequentemente o tacho e não o deixar ao lume demasiado tempo para as pipocas não se queimarem.
4. Adicionar 3 colheres de sopa de caramelo de tâmaras às pipocas e mexer bem para envolver. As pipocas podem ser servidas de imediato ou poderão ser levadas ao forno a 175 ºC durante 5 minutos num tabuleiro forrado com papel vegetal para se tornarem mais crocantes (a desvantagem é que reduzem um pouco de tamanho). Servir e desfrutar!
Espero que gostem destas pipocas saudáveis. Alguém viciado em cinema e pipocas por aí? Comentem em baixo!
Comments