A receita de hoje é a primeira receita com tofu aqui no blog! É verdade, finalmente aconteceu!
Eu não tenho nada contra tofu mas, para ser honesta, também nunca fui grande fã… Não gosto muito da ideia de que associem os vegetarianos a pessoas que têm de comer tofu para obter proteína. Não é de todo verdade! Há tantas outras opções vegetais para obter proteína, como leguminosas, cereais, frutos secos, vegetais, etc…Eu sobrevivi os últimos dois anos e meio como vegan e acho que comi tofu umas duas vezes (fora de casa) e não tive défice de proteína (faço bastante desporto e sempre tive muito boa recuperação muscular, por exemplo).
Não sei bem explicar porque não sou grande fã de tofu. Não é que não goste do sabor ou da textura. Quando bem cozinhado, gosto bastante. Sei que há uma grande nuvem negra à volta da soja mas pelo que tenho lido parece-me que desde que a soja seja proveniente de agricultura biológica e consumida em moderação, não há qualquer problema. Ainda assim, e apesar do meu background científico, à coisas que a ciência não consegue explicar. Sei que posso ferir muitas susceptibilidades ao escrever isto mas na realidade, o meu instinto (algo em que confio cada vez mais em detrimento de artigos e estudos científicos) diz-me que o tofu é, para mim, um alimento para “de vez em quando”.
A minha preferência cai sempre sobre os alimentos integrais, não processados ou minimamente processados. Sei que o tofu não é um assim tão processado quanto possa parecer, e é até bem fácil de fazer em casa. Ainda assim, sinto-me mais confortável em comer um pouco de feijão ou lentilhas cozidas em vez de tofu. Mas notem que esta é a minha preferência pessoal e não estou a criticar de forma nenhuma quem gosta de incluir tofu no seu menu diário. Antes tofu que qualquer outro produto de origem animal!
Preferências à parte, hoje cozinhei tofu e vou comer tofu e, pelo que já provei da quiche que preparei (e que estou a tentar guardar para o jantar) está uma delícia!
A base é crocante e saborosa, com um leve toque das amêndoas. O recheio é aromático, rico e saciante. E a tarte ficou bonita e robusta, ideal para servir em festas ou levar para piqueniques.
Muito satisfeita com a experiência!
Quiche de Tofu, Cogumelos e Vegetais
Serve: 8 fatias
Tempo de Preparação: 5 minutos
Tempo de Cozedura: 15 + 40 minutos
Dificuldade: Fácil
Custo: 7,00 €
Informação Nutricional (por fatia): 247 Kcal, 11,8 g proteína, 14,7 g hidratos de carbono, 14,8 g lípidos
Ingredientes:
Para a base:
1 + ½ chávenas de Flocos Finos de Aveia BIO Sem Glúten, moídos em farinha (150 g)
1 chávena de Amêndoas, moídas em farinha (130 g)
1 colher de sopa de Linhaça moída, espessada com 3 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de Óleo de Côco (ou azeite virgem)
¼ chávena de Água
1 colher de chá de Orégãos secos
1 pitada de Flor de Sal (opcional)
Para o recheio:
1 embalagem de Tofu Bio (250 g)
1 + ½ chávenas de Cogumelos Brancos (80 g)
1 chávena de raminhos de Brócolos (50 g)
2 chávenas de Espinafres (30 g)
1 cebola Branca média
2 dentes de Alho
1 pedaço de Gengibre Fresco (1,5 cm x 0,5 cm)
2 colheres de sopa de Levedura de Cerveja (opcional)
1 colher de chá de Turmérico (Açafrão das Índias, opcional)
1 pitada de Flor de Sal (opcional)
1 pitada de Pimenta Preta (opcional)
1 pitada de Noz Moscada (opcional)
Método de Preparação:
Para fazer a base:
1. Colocar a linhaça numa tigela pequena e adicionar a água. Mexer para combinar e deixar espessar durante cerca de 10-15 minutos.
2. Pré-aquecer o forno a 175 C.
3. Colocar os Flocos de Aveia no processador e processar até formar farinha. Transferir para uma tigela média.
4. Colocar as amêndoas no processador e processar até formar farinha, sem processar demasiado. Transferir para a gela contendo a farinha de aveia.
5. Adicionar os orégãos e uma pitada de sal e mexer. Adicionar o óleo de côco derretido (ou azeite) e a linhaça espessada e mexer. Adicionar a água aos poucos até formar uma massa coesa. (A textura deverá ser semelhante a uma base de cheesecake).
6. Forrar o fundo de uma tarteira (a minha tem ~30 com diâmetro) com a massa, pressionando com com os dedos a partir do centro para as extremidades. Colocar a base no forno e deixar tostar durante cerca de 15 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer enquanto se prepara o recheio.
Para fazer o recheio:
1. Pré-aquecer o forno a 200 C.
2. Picar a cebola, o alho e o gengibre. Colocar a cebola e o gengibre numa frigideira anti-aderente e adicionar 2 colheres de sopa de água (ou caldo de vegetais ou um fio de azeite ou óleo de côco). Coxinhar em lume médio-baixo durante cerca de 3-5 minutos ou até a cebola ficar translúcida, mexendo frequentemente.
3. Adicionar o alho picado e cozinhar por mais 2-3 minutos, mexendo frequentemente e adicionando mais líquido sempre que necessário.
4. Fatiar os cogumelos e adicioná-los à frigideira. Deixar cozinhar durante cerca de 5-8 minutos, deixando reduzir e libertar os sucos, mexendo ocasionalmente.
5. Adicionar os espinafres e os raminhos de brócolos e deixar cozinhar por mais 3-5 minutos, mexendo ocasionalmente.
6. Entretanto, partir o tofu aos pedaços grosseiros e colocá-los no processador. Processar até formar um creme. Adicionar 1-2 colheres de sopa de água ou bebida vegetal se necessário. Adicionar o turmérico e pulsar para incorporar.
7. Quando os bróculos estiverem ligeiramente tenros e os espinafres tiverem reduzido, temperar a gosto com pimenta, flor de sal e noz moscada e retirar do lume. Adicionar o creme de tofu e mexer para incorporar.
8. Verter a mistura sobre a base da quiche. Decorar com rodelas de tomate e colocar no forno durante cerca de 35-40 minutos ou até o recheio ficar firme. Fatiar e servir quente ou fria.
Espero que gostem desta receita. Eu gostei muito desta minha experiência com tofu e certamene vou tê-lo mais vezes aqui na minha cozinha e no blog!
Nota: esta receita foi inspirada numa quiche semelhante do blog Oh She Glows, com algumas alterações, sobretudo no recheio.
Comments