A receita de hoje é uma sopinha bem aconchegante, nutritiva e cheia de sabores vibrantes!
Para além desta delícia, queria também partilhar convosco um pensamenteoque me ocorreu hoje e que espero que vos inspire.
Sabem aquela sensação de vertigem de quando a vida nos apresenta alguns desafios que não sabemos bem como os vamos ultrapassar? Concerteza que sabem, quem nunca passou por isso?
Pois bem, apesar das muitas inseguranças e fobias que desenvolvi ao longo dos anos, sobretudo durante a adolescência, felizmente consegui encontrar algum sentimento de autoconfiança. E é a essa autoconfiança que me agarro com unhas e dentes quando a vida me presenteia com um desafio daqueles. Felizmente nessas alturas consigo ter alguma lucidez para parar, respirar fundo e pensar para mim própria "Ainda não sei bem como vou resolver isto mas tenho a certeza que vou encontrar uma forma.".
Sei que demasiado otimismo pode ser também perigoso e levar a desilusões pessoais. Mas comigo tem funcionado e acredito que é uma boa ajuda nos momentos mais complicados.
Por isso amigos, se o tapete vos fugir debaixo dos pés, parem um pouco para respirar, refletir e encontrar o vosso optimismo e a confiança em vós próprios. Acreditem que vão conseguir e deixem o optimismo fluir.
E claro, uma sopinha bem aconchegante ajuda sempre!
Sopa de Alho Francês e Batata Doce
Serve: 4 doses
Tempo de Preparação: 2 minutos
Tempo de Cozedura: 25 minutos
Dificuldade: Fácil
Custo: 2,10 €
Informação Nutricional (por dose): 138 Kcal, 3 g proteína, 26 g hidratos de carbono, 1 g lípidos
Ingredientes:
1 Alho Francês grande
2-3 Batatas Doces médias (600 g)
1 Cebola Branca média
1 Tomate médio
2 Dentes de Alho
1 pedaço de Gengibre (1,5 cm x 0.5 cm)
1 colher de chá de Turmérico (Açafrão da Índia)
1 colher de chá de Cuminhos em pó
1 pitada de Flor de Sal (opcional)
1 pitada de Pimenta Preta (opcional)
Para decorar (opcional):
Iogurte Vegetal Natural não adoçado (usei de soja da marca Sojasun Natural, sem OGM)
Amêndoa laminada torrada
Método de Preparação:
1. Descascar e picar a cebola, o gengibre e o alho. Colocar a cebola e o gengibre picados num tacho e adicionar 1-2 colheres de sopa de água (ou caldo de legumes ou um fio de azeite) e levar ao lume médio-brando. Cozinhar durante cerca de 3 minutos, mexendo frequentemente, até a cebola ficar translúcida. Adicionar mais líquido sempre que necessário.
2. Quando a cebola estiver translúcida adicionar o alho picado e cozinhar por mais 2 minutos, mexendo frequentemente.
3. Adicionar as especiarias e mexer bem para envolver. Deixar cozinhar por 1 minuto, mexendo frequentemente.
4. Adicionar o alho francês, bem lavado e cortado às rodelas, e mexer para incorporar. Deixar cozinhar durante cerca de 5-7 minutos, mexendo ocasionalmente e adicionando mais líquido se necessário.
5. Quando o alho francês tiver reduzido para cerca de metade do tamanho, adicionar o tomate picado e mexer para combinar. Deixar cozinhar por mais 2 minutos, mexendo ocasionalemente.
6. Adicionar a batata doce descascada e cortada aos cubos e cerca de 1 litro de água. Tapar o tacho e deixar cozinhar durante cerca de 15 minutos ou até a batata doce ficar tenra.
7. Quando a batata doce estiver tenra, retirar do lume e passar com a varinha mágica até a sopa ficar cremosa. Ajustar a consistência com mais água fervida ou caldo de legumes caseiro. Temperar com flor de sal e pimenta preta se desejado.
8. Servir quente guarnecida com uma colher de sopa de iogurte vegetal natural não adoçado e lâminas de amêndoa torrada.
Espero que gostem desta sopinha aconchegante. Muito optimisto e autoconfiança para vocês!
Comments