Amanhã é Dia do Pai!
Se pertencem ao grupo dos que gostam de preparar um miminho para o vosso pai para celebrar este dia mas ainda não têm ideia do que vão fazer, talvez esta dica vos inspire...
Se é esse o vosso caso, não desesperem! Não precisam de ir a correr para a primeira loja que encontrarem para comprar uma placa a dizer "És o melhor Pai do Mundo!"...
Não que exista algo de errado com esse tipo de presentes! De todo! Se é isso que sentem que melhor celebra a vossa relação com o vosso pai, então força!
No meu caso, sei que esse tipo de presentes vai ser muito apreciado no próprio dia mas vão acabar numa gaveta onde ninguém voltará durante muitos e muitos meses...E como eu não gosto muito de gastar dinheiro e recursos em coisas que não sejam úteis ou que não acrescentem nada de novo à nossa vida e à nossa felicidade, prefiro tentar fazer eu própria um miminho bem personalizado, de preferência com alguns materiais reciclados, e com alguma utilidade.
E existirá alguma coisa mais útil do que comida saudável?
O meu pai gosta de snacks e petiscos salgados. O ano passado preparei-lhe uns Pretzels de 4 sabores e um marcador para livros (podem ver aqui). Este ano vou apostar em mais um petisco salgado: umas tortilhas de grão baixas em gordura e um guacamole.
Estas tortilhas são uma delícia! São muito fáceis de fazer e ficam bem estaladiças! São ricas em proteína e muito baixas em gordura. Tive de fazer dois lotes porque o João (com alguma ajuda minha, ops...) demos cabo do primeiro lote em minutos...
O guacamole é uma das velhinhas receitas aqui do blog e é algo que adoro fazer e faço com muita, mesmo muita, frequência. Podem ver a receita aqui.
E para embalar utilizei frascos de vidro que tinha aqui por casa, bem lavados e com as etiquetas originais removidas. Depois fiz umas etiquetas no computador, que imprimi e colei nas tampas e nas laterais dos frascos. Pensando bem, até podia ter feito as etiquetas à mão e dar-lhes um ar ainda mais rústico e personalizado. Bom, aqui fica a dica...Dêem asas à imaginação!
Se o vosso pai não é fã de tortilhas e guacamole podem sempre rechear os vossos frascos com outras coisas. Que tal uns bombons de chocolate ou umas bolachas crocantes? Ou uma granola personalizada?
Presentes à parte, o mais importante acredito que seja não perderem uma oportunidade para transmitirem ao vosso pai o quanto ele é importante para vocês, seja com um presente, um abraço, uma mensagem ou um simples olhar...
Feliz Dia do Pai!
Tortilhas de Grão e guacamole para oferecer (Especial Dia do Pai)
Material Necessário:
Dois frascos de Vidro rolhados (usei um de 500 ml para as tortilhas e um de 300 ml para o guacamole)
Papel e Impressora/Caneta
Tesoura
Cola para papel
Os ingredientes para o Guacamole (receita aqui)
Os ingredientes para as Tortilhas (receita em baixo)
Tortilhas de Grão
Serve: 1 tortilha grande que podem cortar em aprox. 12 tortilha "chips"
Tempo de Preparação: 5 minutos
Tempo de Cozedura: 8 minutos fogão + 20 minutos forno
Dificuldade: Fácil
Custo: 0,30 €
Informação Nutricional (por 3 tortilha chips): 125 Kcal, 6,3 g proteína, 13,5 g hidratos de carbono, 3,6 g lípidos
Ingredientes:
1/2 chávena de Grão Seco (110 g), triturado em farinha (ou farinha de grão pronta a usar)
Sumo de 1/2 Limão
1/3 chávena + 2 colheres de sopa de Água (110 ml)
1/2 colher de chá de Paprica em pó
1/2 colher de chá de Cuminhos (ou Garam Massala)
1 Pitada de Flor de Sal, a gosto (opcional)
1 pitada de Pimenta Preta, a gosto (opcional)
1/2 colher de sopa de Azeite (ou Óleo de Côco) (opcional)
Médtodo de Preparação:
1. Moer o grão seco em farinha num moinho de café ou processador/liquificador potente. Peneirar a farinha para uma tigela.
2. Adicionar os restantes ingredientes secos à farinha e mexer para incorporar.
3. Adicionar o sumo de limão e a água aos poucos, mexendo sempre. A massa deverá ficar com uma consistência um pouco mais espessa que massa para panquecas.
5. Colocar uma frigideira grande anti-aderente em lume médio, adicionar 1/2 colher de sopa de azeite ou óleo de côco e untar a base da frigideira utilizando papel de cozinha. Se a frigideira for boa (mesmo anti-aderente) não é necessário utilizar gordura.
6. Quando a frigideira estiver quente, verter a massa e espalhá-la com as costas de uma colher ou espátula de forma a formar uma tortilha grande, circular quanto possível (se forem perfecionistas...) e com cerca de 3 mm de espessura. Deixar cozer durante cerca de 4-5 minutos, ou até ser possível virar a tortilha facilmente e esta se apresentar dourada na base e nas extremidades.
7. Cozinhar a tortilha do outro lado por mais 4 minutos.
8. Entretanto pré-aquecer o forno a 200 ºC, se possível na resistência superior apenas.
9. Transferir a tortilha para um tabuleiro de forno e levar ao forno para ganhar mais cor e crocância, durante cerca de 20 minutos, virando a tortilha a meio.
10. Retirar a tortilha do forno e deixar arrefecer completamente sobre uma grelha de arrefecimento. Quando estiver fria, cortar a tortilha em chips triangulares e guardá-las num frasco de vidro bem fechado.
Oferecer ao pai juntamente com um frasco de guacamole. Manter o guacamole no frigorífico até ser consumido.
Espero que gostem desta dica! Tenham um ótimo fim de semana!
Comments